domingo, 30 de dezembro de 2012

Loveless Retrospectiva 2012


Estamos dando adeus a 2012! 

Mas antes de darmos as boas vindas a um novo ano, vamos relembrar tudo o que aconteceu em Loveless, até porque foram muitas emoções ...

Começamos 2012 durante a batalha contra Bloodless.




 Yurio e Hideo têm a habilidade de finalizar os combates sem derramar uma só gota de sangue, eles destroem seus oponentes de dentro para fora, penetrando em suas mentes e corações para revelar seus medos mais obscuros.  

Ritsuka é envolto pela ilusão de Bloodless, revelando aquilo que ele não tem coragem de admitir nem a si mesmo: Ele tem medo de que tudo o que falam sobre seu irmão seja verdade, ele teme que o Seimei que ele um dia conheceu nunca tenha existido e que todas as suas memórias sejam mentiras.

O poder de Bloodless atinge a todos, inclusive Natsuo e Youji que estavam apenas obervando, e desperta as lembranças da rejeição e desprezo que Nagisa-sensei sente por eles.

Mas, o poder de Bloodless é tamanho que afeta até o próprio Hideo, fazendo submergir o imenso ódio que ele tem por Yurio, um combatente em branco, designado para substituir a combatente original de Bloodless que foi morta por ser considerada dispensável.




Essa fragilidade de Hideo, aliada à determinação de Ritsuka e aos encantamentos de Soubi foram decisivos para a derrota de Bloodless. 






Quem também passou maus momentos durante a batalha foi Kio. Enquanto ainda estava preso ele recebeu a visita de uma mulher desconhecida chamada Chouma, que disse ser sua irmã. Terá sido esse encontro real ou os poderes de Bloodless também estavam afetando a mente de Kio?
 




Perturbado com a aparição de uma irmã que ele nem conhecia, Kio se vê obrigado a remexer no passado para tentar entender o que está acontecendo. Ele então volta a casa em que nasceu e da qual foi expulso (ou terá fugido?), uma grande mansão onde apenas as mulheres da família podem morar e que é chefiada por sua filha Shikiko. A menina, apesar da pouca idade, é imponente e não se rende aos apelos do pai, deixando Kio sem as respostas que buscava.

Antes de ir embora, tão confuso e perdido quanto chegou, Kio vai visitar Shieko, mãe de Shikiko, uma mulher com o olhar perdido e que parece não se lembrar de Kio.





Após esse período de turbulência, cada um tenta voltar à sua rotina, mas os Zero não estão aí para facilitar a vida de ninguém! Se dizendo preocupados com Ritsuka, eles deixam o Colégio Seven Voices e Nagisa, e voltam para casa de Soubi. 

Para completar essa agradável surpresa, Youji e Natsuo são transferidos para a escola de Ritsuka, onde logo de cara mostram sua personalidade gentil e amigável a Yuiko e Shinonome-sensei.




























Além de lidar com os Zero, Ritsuka tem muito que refletir sobre tudo o que aconteceu,  principalmente sobre o que pensa e sente por Seimei depois de descobrir algumas de suas crueldades e testemunhar o que ele é capaz de fazer.

Ao relembrar o passado ao lado de seu irmão, Ritsuka percebe que, apesar de tudo, ainda gosta de Seimei e que acredita em seu irmão.





Mas até quando esse amor fraterno vai durar? Até que ponto Ritsuka está disposto a aceitar as atitudes de Seimei?

Talvez as revelações que Moonless têm a fazer possam convencê-lo do contrário, porque afinal, Mikado e Tokino têm uma história e tanto para contar:

Mikado era a pessoa mais próxima de Seimei dentre os integrantes do Seven Moons, eles eram como almas gêmeas, duas pessoas que se entendiam e compreendiam a forma de pensar uma da outra. Ambos, afirma Mikado, não possuem sentimentos ou sequer entendem os sentimentos das outras pessoas, por isso sempre precisam de um motivo para se identificar com o mundo a sua volta.

Mas essa forte ligação entre Mikado e Seimei foi rompida de uma forma abrupta e inimaginável.




Seimei ordenou que Nisei estuprasse e cortasse o cabelo de Mikado e ficou só olhando enquanto tudo acontecia. Mas Mikado afirma que o pior não foi a violência que sofreu. A razão pela qual ela quer acabar com Seimei é porque ele a traiu ao não dar o motivo daquela atitude, pois sem um motivo Mikado não consegue entender, sem um motivo não só o seu corpo mas também sua alma foi maculada por Seimei.

Ao contrário de Mikado, Tokino não esconde o grande ódio que sente por causa do que Seimei e Nisei fizeram e jura vingança. Quando Soubi tenta proteger Ritsuka de escutar coisas tão ruins sobre seu irmão, Tokino se volta contra ele dizendo que talvez Soubi também já tenha feito algo assim enquanto ainda era Combatente de Seimei e obedecia todas às suas ordens sem questionar.

Com isso, quem não gostou das palavras de Moonless foi Ritsuka, que em defesa de Soubi disse ter certeza absoluta que o combatente não seria capaz de fazer algo assim.

Foi então que Tokino questionou essa certeza inabalável de Ritsuka.




Se Ritsuka não fazia a menor ideia de quem é seu próprio irmão, com quem ele conviveu a vida toda, como ele podia ter certeza sobre o caráter de Soubi, uma pessoa a quem ele mal conhece? Como ele poderia estar tão certo das ações de uma pessoa cuja vida se resumia exclusivamente a obedecer e se submeter às ordens de Seimei, que já se mostraram terrivelmente cruéis.

Depois de dizer coisas tão perturbadoras sobre Seimei, Moonless expõe qual era sua real intenção ao procurar Ritsuka para fazer essas revelações.





Mikado queria fazer Ritsuka abandonar de vez a imagem que tem de Seimei como um garoto doce e bondoso que um dia ele conheceu, e mostrar que ele tem motivos para se voltar contra seu irmão.
E agora? Será que Ritsuka continua a gostar e a acreditar em seu irmão ou Moonless conseguiu, finalmente, convencê-lo de que Seimei é capaz das maiores atrocidades?
Confuso e angustiado com revelações tão impactantes, Ritsuka encontra o conforto que precisa onde menos esperava. 




A pureza e ingenuidade de Yuiko são revigorantes para Ritsuka que nesse momento está tão envolto na escuridão. Ela, mesmo sem saber o real significado da conversa, diz que Ritsuka não é obrigado a fazer o que os outros esperam dele, que ele deve dizer o que pensa para
poder entender as outras pessoas e fazer com que também possa ser entendido pelos outros. Yuiko ainda diz que é normal ele pensar só em si mesmo de vez em quando, e que se ele errar também não tem problema, porque ainda é muito jovem.

Ritsuka então entende que não deve se deixar levar pelo que os outros falam e que deve tirar suas próprias conclusões, conversando para compreender o que as pessoas pensam, mas também expressando suas próprias opiniões.

Além disso tudo, Ritsuka ainda busca recobrar sua memória e personalidade que há muito se foram, e continua o seu tratamento psicológico com a Katsuko-sensei, quem tem um grande carinho por seu paciente.

Mas o que ninguém imagina é que tem mais alguém interessado no tratamento de Ritsuka e na possibilidade dele algum dia recobrar suas lembranças.

Nisei, a mando de Seimei, quer descobrir tudo sobre o estado atual de Ritsuka e eles encarregaram Faceless do serviço, principalmente devido à sua incomum habilidade de passar despercebida e conseguir ver quem as pessoas realmente são, suas mentiras e tudo aquilo que elas possam estar escondendo por baixo das aparências.




Ela entrega à Nisei os arquivos que pegou da clínica contendo os registros médicos de Ritsuka e revela que não houve qualquer evolução em seu quadro, pois ele não recobrou sua memória e nem parece que algum dia vai conseguir tê-la de volta.

Mas não é só isso que descobrimos através da conversa entre eles. Apesar de revelar que Seimei é o único que Faceless não é capaz de ver o verdadeiro rosto, ela consegue ler Nisei como um livro aberto. Fica claro que Seimei não revela muito a Nisei, deixando o combatente frustrado pela falta de comunicação e de proximidade que ele tanto deseja ter, e mesmo que Nisei diga que isso não passa de mais um dos caprichos de Seimei, Faceless bem observa que ele não tem caprichos, pois é uma pessoa calculista que faz tudo com um motivo oculto. E por mais que Nisei tente convencer que Soubi sente inveja dele por ser o verdadeiro combatente de Beloved, Faceless pode perceber que é Nisei quem sente uma forte ligação com Seimei e não Soubi.

























Sem saber das ações de seu irmão, Ritsuka passa a tarde tranquilamente com os Zero na casa do Soubi. Em meio a conversa, Youji e Natsuo dizem que nunca viram o nome do Ritsuka e querem de toda forma descobrir onde ele fica.




Mas Soubi garante que o nome de Ritsuka ainda não apareceu, pois eles já procuraram minuciosamente. Vendo a decepção dos Zero e a importância que todos eles dão ao nome, Ritsuka quer entender melhor o que eles representam e por que o nome é assim tão relevante.




Soubi então explica que o nome revela quem você realmente é, ele mostra a sua real natureza interior. O seu nome é o seu destino e não se pode ir contra ele.

Ao ouvir isso Ritsuka pergunta se Loveless é quem ele é realmente, ficando ainda mais balado do que já estava quando Soubi responde que sim.

Ele fala, ainda, que o nome também liga o combatente ao sacrifício através de um forte laço. Ao dizer isso Soubi transparece uma grande tristeza, provavelmente por se sentir excluído já que é um combatente em branco e não partilha verdadeiramente esse vínculo originário com ninguém.

Conseguimos ter uma dimensão ainda maior do que o nome representa e do poder que ele proporciona através da história de Faceless.




A família Shigemori é bem numerosa, mas dentre dez irmãos, apenas Keiji e Hatsu pareciam ser diferentes. Eram sempre esquecidos e ignorados por seus familiares, mesmo que estivessem bem a vista de todos. Também podiam ler as expressões e perceber a mudança de humor dos que estavam a sua volta, por mais que eles próprios nem sequer eram notados.

Como ainda eram crianças quando começaram a perceber sua situação, demoraram a entender que tudo aquilo era por causa do nome Faceless. Mas a partir do momento em se deram conta das possibilidades que suas habilidades lhes proporcionavam passaram a tirar proveito delas.

Mesmo que suas habilidades sejam únicas e lucrativas, elas os submeteram a uma vida solitária, onde apenas um consegue ver realmente o rosto um do outro, onde apenas um pode se lembrar do outro. Apesar de aceitar sua condição, a dupla não consegue entender por que apenas eles são assim, não compreendem o motivo de serem Faceless.

Mas, essas mesmas habilidades que já foram exploradas por Seimei, serão usadas contra ele por Moonless. 

Tokino contratou Faceless para encontrar Seimei. Ele quer seguir em frente com sua vingança e diz não poder responder por suas ações quando isso acontecer, pois é bem provável que perca o controle quando finalmente ficar cara a cara com Seimei.




Se as coisas já não estivessem tensas o suficiente, Youji e Natsuo conseguem virar tudo de cabeça para baixo!

Todos ficaram impressionados quando, mesmo tendo sido transferidos no meio do ano escolar, eles foram os únicos que tiraram a nota máxima em um teste. Mas como humildade não é uma palavra que conste no dicionário dos Zero, eles fazem questão de dizer o quanto a Yuiko é burra por não conseguir chegar nem perto de fechar um simples teste e se isso já não fosse o bastante, Youji ainda estende o insulto a toda a classe, já que mais ninguém conseguiu esse feito.



Para piorar a situação (vocês achavam que eles tentariam melhorar?!), Youji e Natsuo direcionam toda sua malícia para Shinonome-sensei, deixando a professora muito constrangida e desconcertada com as suas investidas e peripécias.

Enquanto os Zero tocavam o terror na escola, Ritsuka matava aula porque Soubi queria leva-lo a um lugar importante.





Soubi leva Ritsuka até o cemitério onde seus pais então enterrados e conta como foi sua infância após a morte deles.

Soubi tinha apenas 6 anos quando seus pais morreram e ele foi acolhido por Ritsu-sensei, quem desde o início demonstrou sua crueldade, aterrorizando o pobre órfão. Graças à forma como era tratado por Ritsu, Soubi tem pavor de túmulos e desenvolveu um mórbido medo do escuro desde que era criança.

Apesar de perguntar sobre seus pais, Ritsu dizia apenas que não conhecia direito o pai de Soubi e que era ele quem gostaria de saber mais sobre a mãe do garoto. Mas Ritsu estava sempre dizendo o quanto Soubi se parecia com Chouko, sua mãe.




Segundo ele, a grande semelhança entre mãe e filho foi um motivo decisivo para que Ritsu acolhesse o pequeno Soubi, pois apesar de dizer que não gostava de Chouko, Ritsu demonstrou grande admiração por sua beleza, que ele também enxergava em Soubi.

E também foi desde bem cedo que Soubi começou a ser treinado por Ritsu. Ele aprendeu ainda muito novo a aceitar os abusos e agressões de seu mestre, a quem ele deveria ter total submissão.



Essas poucas lembranças do passado trazem a tona todo o sentimento de desprezo e rejeição que Soubi sentiu enquanto crescia, e que ainda sente por causa de tudo o que passou nas mãos de Ritsu e se Seimei. 




Ajoelhado aos pés de Ritsuka, Soubi implora para não ser abandonado. Ele suplica que não seja mais tratado como um objeto, uma coisa que pode ser descartada a qualquer momento por qualquer pessoa.

Apesar de penalizado, Ritsuka diz que não adianta o que ele diga, Soubi não acredita em palavras, ele apenas confia em ações, por isso ele tem que demonstrar que vai ficar ao seu lado.



Mas, infelizmente, o Soubi não fez a mesma promeça!

Ainda no cemitério, Seimei aparece para estragar o momento de ternura entre os dois. Ele diz que veio buscar o Soubi e que o combatente deve deixar o Ristuka imediatamente. 

Confuso, Ritsuka pergunta o que o irmão está fazendo, o que ele pretende levando o Soubi embora, mas Seimei não revela suas intenções. Ele apenas diz que aquilo não diz respeito ao Ritsuka, até porque o Soubi nunca pertenceu ao garoto, o combatente sempre foi do Seimei e ele veio busca-lo.




Ritsuka se desespera e pede que Soubi não vá embora, mas seus esforços são inúteis e ele é abandonado por Soubi.

Apesar de aparentemente ter escolhido ir embora, Soubi se revela muito abalado por ter deixado Ritsuka e estar mais uma vez a mercê de Seimei. Então, fica claro que na verdade ele não teve escolha, como seu nome é Beloved ele é obrigado a obedecer às ordens de seu mestre.

E não há demora para que Seimei mostre toda sua crueldade. Devido às críticas de Soubi, Seimei proíbe o seu combatente de falar e diz que o responsável pelo sofrimento de Ritsuka é na verdade Soubi, porque ele o abandonou.

E Ritsuka está realmente inconsolável.




Ainda desolado, Ritsuka vai até a casa de Soubi buscar suas coisas e conta o que aconteceu aos Zero.



Youji não consegue acreditar no que houve, mas mesmo um pouco descontrolado tenta fazer de tudo para consolar o amigo e lhe garantir que tudo vai ficar. Natsuo, bem mais centrado, tenta dar um pouco de espaço para Ritsuka se recompor e já pensa no que fazer, dizendo que tem que ligar para Nagisa-sensei em busca de conselho.

Mas, mal eles sabem que Nisei está, como sempre, a espreita, porque afinal, o Seimei tem sempre um motivo oculto em tudo o que faz. 



Por que Nisei está sempre espreitando o Ritsuka e qual será esse outro local que ele também espiona a mando de Seimei?

Qual terá sido a intenção de Seimei ao levar Soubi embora e o que ele fará com o combatente?

O que Ritsuka e os Zero vão fazer para trazer Soubi de volta?

Por que o Seimei está tão interessado em manter Ritsuka sem suas lembranças?

Será que Moonless vai conseguir encontrar Seimei e finalmente ter sua vingança?

E o Kio, qual é o papel dele nessa história toda?

Como podem ver, encerramos 2012 com todas essas perguntas, deixando a promessa de muitas respostas para 2013, com a esperança de que muitos mistérios finalmente possam ser desvendados.


Nós do Loveless BR queremos desejar a todos um excelente ano novo! E dizer que foi uma enorme alegria passar esse ano ao lado de todos vocês. É com muito prazer e dedicação que trazemos esse mangá fascinante que é Loveless e são os comentários e incentivos de vocês que recompensam todo o nosso trabalho e esforço.

Sabemos que ainda temos o que melhorar, pois afinal somos duas noobs na arte do scanlation, mas podem ter certeza que muitos são os planos para que em 2013 nosso querido blog possa ficar ainda melhor.

FELIZ ANO NOVO!! 



6 comentários:

  1. Nossa! Obrigada por esta retrospectiva!!! graças a ela entendi pq havia algo de confuso na historia...sim, percebi que me faltava alguns cap do vol 9.. ;D Obrigada por seu trabalho e um Maravilhoso Ano Novo pra vc tb ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço o carinho <3

      Que bom que você gostou da retrospectiva, como o post ficou muito longo achei que ninguém ia se dar ao trabalho de ler, fico feliz que tenha ajudado você a entender melhor a história.

      Se ainda assim você quiser ler os caps que faltaram pra você, todos eles estão na página de Capítulos na seção de Downloads.

      Feliz Ano Novo \o/

      Excluir
  2. Muito obrigado pela Retrospectiva, estava desesperado por algo assim, para entender melhor a história toda, graças ao trabalho de vocês, estou lendo com frequência o mangá que antes eu pensava que estava incompleto e resolvi nem continuar a leitura, mas agora voltei com força total !

    ResponderExcluir
  3. Muio obrigada pela retrospectiva, eu realmente estava sem entender esse negocio do Faceless.
    eu me pergunnto algumas coisas como: "Será que Seimei era na verdade mal com Ritsuka, e fez algo com ele ao ponto de fazê-lo perder a memória, e se aproveitar disso para formar uma nova imagem dele?"
    "se não era de Seimei, de quem era o corpo que foi colocado na carteira de Ritsuka?"
    "por que o nome do Ritsuka é loveless?"
    espero que a Kouga-sensei nos responda, estou curiosa, muito obrigada pelo ótimo trabalho ^^
    ass: Kaah

    ResponderExcluir
  4. Mencionou pelo twitter o esforço necessário para compor o post; e ao contempla-lo por completo faz-se conhecer o motivo: Todos os pontos fundamentais em Loveless durante o ano de 2012, foram apresentados.

    Os resumos da história junto aos trechos do mangá garantiram uma estética singular. *---*

    Durante a retrospectiva pude contemplar os fatos que me fizeram rir, outros por vezes beirar as lágrimas... Cada um destes.

    Admira-me, além da obra em sua publicação inicial, a qual a fantástica Kouga Yun vem agraciando-nos, o empenho da equipe aqui do Loveless BR, que durante todo esse ano; esforçou-se ao máximo para apresentar à pessoas como eu - uma mera leitora sem habilidade para um idioma alheio ao Português – o universo magnífico onde, entre outras maravilhas, as palavras são as armas mais eficientes.

    Eu buscava ao fim de cada volume rever os acontecimentos, mas não sou tão boa no que diz respeito a registros, assim sendo para vim, poder contemplar uma retrospectiva foi utilíssimo. *u*

    O ano de 2012 terminou, e ao fim deste, operou-se uma verdadeira reviravolta em Loveless. Quais serão então os acontecimentos a partir desse ano? Torço para uma reaproximação entre Soubi e Ritsuka, mas se assim não o for... bem não é hora de ser pessimista, certo? Além do mais a tia Kouga Yun já deu provas suficientes de que sabe o que faz. *_*'

    Então adoráveis, Mila e Miss B., Muitíssimo obrigada por presentear a todos com um trabalho tão admirável.

    Feliz 2013!

    [Celi]

    ResponderExcluir
  5. Oi Felipe, Celi e Anônimo.

    Vocês não sabem o quanto fico feliz por vocês também terem gostado da retrospectiva *o*

    Por saber que ajudou vocês a entender melhor a história estou pensando em reativar um projeto que eu tinha abandonado por pensar que ninguém ia ligar.

    Eu pretendia fazer um guia de volumes. Seria no formato dessa retrospectiva, mas contaria o que aconteceu em cada volume. Vai dar bastante trabalho, mas se ajudar nem que seja uma pessoa a entender melhor a história, estou disposta a tentar.

    Obrigada pelo carinho <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...