sábado, 22 de setembro de 2012

Loveless entre os Best Sellers do New York Times


O Volume 09 de Loveless alcançou o 4º lugar no ranking Best Sellers Manga do New York Times, ficando a frente de mangas como Bleach e One Piece (Clique aqui para ver a lista). 


Clique na imagem para ampliar

Obviamente, isso não quer dizer que Loveless seja mais popular que Bleach ou One Piece nos EUA (sei que ninguém pensou isso, mas é bom deixar bem claro). Isso porque a lista de Best Sellers do New York Times é atualizada semanalmente, refletindo os mangas mais vendidos naquele determinado período. A lista acima corresponde às vendas compreendidas entre 08/09 - 15/09.

Esse resultado pode não significar o início do domínio BL nos States (T.T), mas não deixa de ser uma ótima notícia! A excelente colocação alcançada em um ranking de grande respeito e popularidade mostra o quão bem sucedido foi o lançamento do Volume 09 de Loveless pela VIZ Media em 11/09/2012.

Como eu havia noticiado há alguns meses (link), a VIZ Media comprou os direitos de publicação de Loveless nos EUA, já tendo anunciado não só o lançamento dos volumes 09 e 10, como também a republicação dos 8 primeiros volumes no formato Omnibus 2-em-1. 

Não sou nenhuma expert nesse mundo de mangas e animes, mas tive a impressão de que ao tomar essa iniciativa a VIZ saiu da sua zona de conforto, que se trata principalmente de obras Shounen de grande rentabilidade, e assumiu um alto risco ao adquirir Loveless, um manga considerado por muitos como BL, cuja trama é complexa e contém uma infinidade de temas controversos. Mas, pelo visto, a jogada valeu a pena e Loveless agora figura na lista ao lado de grandes obras da editora.

Acredito que essa notícia reflete, ainda, a popularidade que Loveless possui nos EUA, em contraste com a opinião preconceituosa que a obra geralmente recebe aqui no Brasil. É a partir desse parâmetro que me admiro com a ampla aceitação pelo público estadunidense a um manga que apesar de ser considerada BL foge aos padrões do gênero e ainda aborda temas como violência física e sexual, subjugação psicológica e um pseudo relacionamento amoroso entre um garoto de 12 anos e um homem de 21. Principalmente quando o comparamos a outras obras desse estilo que já marcaram presença nesse rank, como Junjou Romantica e, mais recentemente, Three Wolves Mountain e Honey Darling (ambos da editora Sublime, especializada em obras Yaoi). 

Apesar de ter ficado feliz com esse resultado, fico ao mesmo tempo decepcionada ao pensar que nós brasileiros estamos ainda muito longe ter qualquer publicação oficial de Loveless por aqui, se é que algum dia a teremos. Para mim é um tapa na cara saber que lá fora não só grandes editoras apostam suas cartas no gênero como existem editoras especializadas em publicações BL, como o caso da Sublime (que também tem participação da VIZ).

Mas, acima de tudo, espero que com essa publicidade positiva brasileiros e estrangeiros possam se deixar dominar pela curiosidade e abandonar certas ideias pré-concebidas sobre Loveless, para que tenham a oportunidade de conhecer essa história fascinante, que conquista os leitores justamente por ser tão diferente e intrigante. 

P.S.: Não era minha intenção inicial fazer um post crítico. Eu fiquei realmente feliz com a colocação de Loveless, mas acho que a frustração de não poder dar uma notícia semelhante quanto ao meu país acabou levando a melhor. 

12 comentários:

  1. É muito bom saber que Loveless está indo bem nos EUA. ^^ E sim as chances de Loveless ser publicado no Brasil é de 3% (estou sendo otimista). Tudo isso é por causa do pré-conceito de alguns indivíduos estúpidos que acham que Loveless é shotacon. Vontade de matar esses caras! É muito fácil julgar algo sem conhecer.

    Também tem o preconceito contra o BL(ou yaoi), apesar de Loveless não se encaixar nessa categoria, algo que nem deveria acontecer em pleno Século XXI. Quando eu penso que as pessoas estão 'evoluindo' aí vem uns ignorantes com pensamentos homofóbicos, machistas e racistas. Parece até que ainda estamos na 'Idade das trevas'(Idade Média). Hoje que as pessoas tem acesso fácil a tanta informação, ainda ouço coisas tão estúpidas que as vezes penso que estamos chegando no fim dos tempos!

    Entretanto eu ainda tenho esperança de que BLs(BL do bom e não Blood Honey) e Loveless *--* possam ser publicados no Brasil. Basta que alguém dê o primeiro passo. E tem que ser um passo firme! Ainda acredito que um dia eu possa comprar Loveless na banca que fica pertinho da minha casa. Esperança é a última que morre! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário tá um pouquinho agressivo.'-' Não repare.

      Excluir
  2. Desculpe, eu fiquei um tempo sem comentar porque tô estudando para o vestibular. Por isso estou com pouco tempo disponível. Agora que meu curso tá chegando ao fim, não tenho mais desculpa, tenho que fazer uma faculdade.

    Sou muito indecisa!

    Hoje que tenho um pouco de tempo 'livre' li os capítulos atrasados. Vou deixar meus comentários em cada post que eu não tinha lido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YAY a Aki-chan está de volta!! *solta rojões*

      Estava com saudades sua linda ^3^

      Acho que você falou tudo! Infelizmente temos que conviver com esse tipo de "mentalidade" ainda nos dias de hoje, quando deveria haver mais inclusão e respeito.

      Quanto a Loveless, acho que você foi até bem otimista na sua estimativa, eu realmente não tenho qualquer esperança de ver ele publicado algum dia no Brasil. Não só pela barreira do preconceito mas também pelo próprio cenário de editoras nacionais de manga que, pelo que ouço falar, não anda muito bom. Acho que publicações BL só deslanchariam se fossem feitas por uma editora especializada no gênero, com pessoas que realmente entendam as histórias e personagens, caso contrário, só teremos Blood Honeys da vida nas bancas.

      Tudo bem, já que é estudo você está perdoada u.u Mas vê se não some por tanto tempo, pensei que tinha nos abandonado.

      Mas, brincadeiras a parte, eu sei como é isso, a indecisão, o nervosismo, o esforço... Boa sorte na sua escolha e obrigada pelo carinho ♥ (vou ler os outros comments agora)

      Excluir
  3. Parabéns ao Loveless por este feito.Bom eu vou me centrar mais na história porque ficar se discutindo desgasta todo mundo.Bom pra mim os mistérios maiores são:A falta de lembrança do Ritsuka(bem estranho isso aí como os próximo ítens),a mãe dele ser daquele jeito,o porque do Seimei não ter morrido e ficado escondido isso é o que me intriga e deixa mais mistério no ar!!Porque comecei a ver Loveless pelo animê então essa coisas ficam bem claras agora só resta saber o porquê disso tudo e do que vier pela frente!!Até mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você que esses são mesmo os maiores mistérios da história.

      Na minha opinião, tanto a perda de memória do Ritsuka quanto o comportamento no mínimo perturbador da mãe dele foram, de alguma forma, causados pelo Seimei.

      Quanto a morte dele, o simples fato dele ter fingido já é estranho por si só, mas acho que tem outras questões no meio que são intrigantes:
      1 - Por que ele mandou o Soubi encontrar o Ritsuka e ser seu combatente?
      2 - O que ele ficou fazendo ou planejando nesse tempo em que ficou escondido se fingindo de morto?
      3 - Quem morreu no lugar dele? Foi ele quem matou essa pessoa?

      Bom, ainda são muitos mistérios a serem revelados, espero que até o fim da história nós tenhamos as respostas.

      Excluir
  4. Apesar de tdo o que vc disse no post, que eu particularmente concordo, eu fiquei realmente muito feliz com essa notícia, Loveless é definitivamente um dos meus mangás favoritos. Não vejo a hora de ler o próximo capítulo. *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei muito feliz com a notícia, estava super empolgada quando comecei a fazer o post. Mas depois eu acabei ficando frustrada justamente por Loveless também ser um dos meus mangas favoritos e saber que ele não recebe a atenção que merece. Realmente não foi minha intenção fazer um post meio hostil como acabou sendo >.<

      Hoje tem lançamento \o/ Espero que goste.

      Excluir
  5. fiquei muitooooooooooooooooo feliz mesmo em saber que Loveless esta entre os Best Sellers, obg por nos manter informados (demorei mas comentei kkkk)

    ResponderExcluir
  6. Sobre o post é sua opinião e cada 1 tem a sua ,não ligue.Só acho que ficar batendo na mesma tecla realmente desgasta e não leva a lugar nenhum!!
    Tbm concordo com você porque quem morreu no lugar do Seimei se eu não me engano alguns capítulos atrás o Ritsu perguntou e estava com medo da resposta! Exatamente o que ele ficou nesse tempo em que ficou escondido fazendo o que e porque ficou ''morto'' sumido estranho??
    Bom sobre o Ritsuka não ter um combatente eu acho que não sei mais me deu uma impressão de que como todos que fazem parte disso tem seu sacrifício e seu combatente eu vou dar uma chutada eu acho que o Ritsuka (é só uma idéia) que ele mesmo pode ser o próprio combatente e sacrifício.Volto a dizer é só uma idéia e 1 chute!!Até mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua teoria é até interessante. Se temos combatentes em branco como o Soubi e o Yurio, porque não uma pessoa que é tanto combatente como sacrifício? Podemos esperar tudo de Loveless, não é?

      Mas eu particularmente acredito que ainda vai aparecer o combatente de Loveless, principalmente por causa daquela cena em que eles estão no Colégio Seven Voices durante o ataque do Seimei, onde a Ai (acho que foi ela) mostrou ao Ritsuka uma espécie de vínculo que ele tem com seu combatente que fica visível naquele local.

      Obrigada por compartilhar suas ideias. Adoro conversar sobre Loveless, descobrir o que os outros pensam e quais são suas teorias *w*

      Excluir
  7. Obrigada por achar a teoria interessante pode parecer loucura mais é que me deu a impressão.

    Mais é que no animê sei lá dá a entender e depois vendo o mangá tbm!!Vou ter que rever esse capítulo que você citou.Então quando eu tiver outra venho aqui e compartilho.Bom como em qualquer coisa(séries e etc) pode realmente tbm esperar tudo de loveless.Até mais!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...