quarta-feira, 25 de abril de 2012

A Família Kaidou – Post de Especulação



Como já comentei algumas vezes, quando comecei a ler Loveless achei que o Kio fosse um personagem secundário, apenas o colega atiradinho do Soubi. Mas ele foi ganhando cada vez mais espaço no desenvolvimento da história.

Seja por sua admiração pelas belas pinturas, seja pela indignação com os machucados anormalmente frequentes de Soubi, ele conseguiu se aproximar e se transformou na primeira pessoa que o nosso querido Combatente pôde chamar de amigo. Enquanto Kio ganhava nossos corações (o meu pelo menos ele ganhou ^^) mostrando sua preocupação por Soubi e ciúmes de Ritsuka ele foi aos poucos se envolvendo nesse mundo macabro de Combatentes e Sacrifícios.

Então, em uma reviravolta surpreendente, ele deixou de ser “o amigo do Soubi” e por alguns capítulos, somos sugados por um turbilhão de informações sobre Kaidou Kio, um personagem com personalidade única e história própria.

Descobrimos, junto com o próprio Kio, que ele tem uma irmã! Ela apareceu do nada e desencadeou uma série de revelações sobre o personagem e sua misteriosa família que, ao que tudo indica, podem ser uma peça chave para o desfecho de Loveless.

Tendo isso em mente, queria destacar alguns detalhes sobre a família Kaidou que eu não tinha percebido inicialmente e só fui notar depois que reli o mangá ou quando alguém disse: Nossa, você viu isso?!?!?!



Então vamos começar pela Chouma!

A primeira vez que ouvimos falar de Chouma foi durante a batalha com Bloodless, quando ela chegou dizendo ser irmã de Kio, certo? Errado!

Na verdade, Chouma é um membro do Seven Moons e nós descobrimos isso, dentre outros detalhes interessantes sobre ela, no capítulo 05 do Volume 09: depois que Seimei invadiu Shichisei Gakuen (Academia das Sete Vozes) Nana-tan está relacionando os membros do Seven Moons e Chouma é um deles.

Logo na cena seguinte, vemos a surpresa de Nagisa-sensei ao constatar que Chouma (que ainda não fazíamos ideia de quem era) havia desaparecido, tendo sido, provavelmente, levada por Seimei. E ainda por cima, ela diz que a cadeira de rodas de Chouma foi deixada para trás, sem a qual a mesma não poderia se locomover.

clique nas imagens para ampliar


Vou ser sincera com vocês e dizer que inicialmente isso tudo passou batido para mim. Mas depois que eu juntei todas as peças, muitas perguntas começaram surgir:

                       - Qual era o papel de Chouma enquanto integrante do Seven Moons?
                       - Se ela andava de cadeira de rodas, como poderia estar de pé e andando normalmente quando 
                       apareceu para o Kio e revelou ser sua irmã?
                       - Ela está do lado de Seimei ou foi sequestrada por ele?
                       - Qual será sua ligação com Seimei e qual será sua participação em seus planos?

Não sou do tipo que cria teorias mirabolantes (adoro ler as teorias das pessoas, mas eu não sou criativa o suficiente para pensar em uma u3u) ou fica conjeturando explicações para as dúvidas e mistérios que vão surgindo durante a leitura do mangá. Mas, dentre os pontos listados, arrisco dizer que a Chouma está de alguma forma ajudando o Seimei ou está, pelo menos, do lado dele (contra o Seven Moons).

Penso assim porque quando ela apareceu para o Kio não estava nem um pouco assustada, como estaria alguém que foi levada à força, ou sequer aparentou estar sendo obrigada a fazer algo contra a sua vontade. Ao contrário, ela estava toda faceira e se divertindo em deixar o Kio confuso e mais aterrorizado do que já estava.

Mas também fica a dúvida: Ela estava realmente ali ou a sua aparição foi apenas o efeito dos poderes de Bloodless?


Shikiko

Quão grande foi a surpresa quando Shikiko disse ser filha de Kio?!

O fato de Kio ser pai de Shikiko é surpreendente não apenas por colocar em xeque boa parte do que pensávamos sobre ele, tendo em vista seu obvio interesse por Soubi, mas principalmente devido à pequena diferença de idade entre os dois.  Como pode uma menina que deve ter, pelo menos, uns 7 ou 8 anos ser filha de um rapaz de 20 anos?

Somado a isso, ao nascer Shikiko foi escolhida para ser a Senhora de uma casa só de mulheres, ficando responsável por preservar a ordem e os segredos da família. Digo isso não apenas pelo que já foi revelado na história, mas principalmente por aquilo que fica inferido, devido à formalidade com que Shikiko-SAN é tratada, inclusive pelo próprio pai, e por esconder deliberadamente as informações sobre a existência e paradeiro de Chouma.

Estaria ela também de alguma forma ligada ao Seven Moons (vide Chouma é integrante) e consequentemente aos planos de Seimei?

E um dos detalhes mais intrigantes: Ela não tem ORELHAS!!

Acho que a essa altura eu não preciso explicar o meu espanto tendo em vista que todos já devem ter entendido o que significam as orelhas. Será que alguém teria uma explicação plausível para isso?


Shieko

Acho que não há muito para se falar de Shieko, até porque pouco sabemos sobre ela, mas sua breve aparição deixou algumas questões no ar.

Primeiramente, ela aparenta ter algum problema, visto que Shikiko menciona o quanto as flores a acalmarão e Kio espera que ela não esteja machucada.

Ainda, apesar de ter tido uma filha com Kio ela aparentemente não o reconhece e ele por algum motivo não pode se aproximar dela.

Tendo em vista que os mestres da palavra podem mexer com a mente das pessoas (quem ainda se lembra do que Youji e Natsuo fizeram com Shinonome-sensei no Vol. 02?) não fica difícil de especular que seja lá o que Shieko tenha, possa estar ligado ao Seven Moons.




Kaidou Kio

A verdade é que Kio continua sendo um mistério, afinal, o pouco que já foi revelado sobre ele não é suficiente para dimensionar o seu real papel nessa história toda.

Ele próprio não parece ter muito conhecimento sobre o que se passa ao seu redor ou com sua família: Apesar de ser o único amigo de Soubi, este sempre evitou fazer revelações sobre Seimei, os Combates e o Seven Moons, deixando Kio alheio a essa parte de seu mundo. O mesmo podemos dizer sobre Shikiko-san que, apesar de demonstrar carinho e um certo ciúme pelo pai, parece ocultar deliberadamente informações sobre sua família e seu passado.

Além do mais, não sabemos o que realmente aconteceu com ele enquanto morava na mansão de sua família, como ele se envolveu com Shieko ou porque teve (ou foi obrigado a ter) uma filha quando ainda era tão jovem. Será que ele foi expulso de casa ou realmente fugiu?

Somado a tudo isso, qual teria sido a intenção de Seimei e Nisei ao sequestrar Kio e mantê-lo em cativeiro? Eles não tinham como prever que teriam que trocá-lo por Nisei, então, será que eles já sabiam do seu parentesco com Chouma?  Ou planejavam usa-lo para atingir Soubi?

Independente dos intentos escusos de Seimei, após esse incidente Kio não poderá mais ser excluído por Soubi e quem sabe teremos pela frente um confronto em busca da verdade?

Enfim...
Já li algumas opiniões de pessoas que acham a história do Kio um desvio desnecessário da história principal e pensam que mostra falta de rumo da autora, mas eu acredito justamente o contrário.

Penso que são personagens secundários expressivos, capazes de protagonizar um intrigante pano de fundo sem ofuscar a trajetória da trama principal que são responsáveis por sustentar uma história verdadeiramente boa, mas quando um desses personagens que por vezes passa desapercebido aos olhos do leitor se revela fundamental, a história alcança um outro nível, pois passamos a constatar que tudo pode acontecer e podemos esperar um desfecho realmente surpreendente e não apenas um comum Felizes para Sempre.  

E vocês? O que vocês acham sobre essa vertente da história protagonizada por Kio e seus familiares? Pensam ser só mais uma trama filler para dar base à história e rechear o mangá ou acreditam que tudo está de alguma forma interligado e que eles terão um papel importante?

Tenho muitos questionamentos, mas poucas respostas. Será que algum de vocês tem teorias a respeito? 



22 comentários:

  1. To adorando o mangá e fiquei impressionada com o fato do Kio ser pai de uma garota com diferença de idade tão pequena e só agora que li seu post notei... Ela não tem orelhas! O_O" Será algo de família? Continuar a linhagem?

    Mas quanto a isso, eu realmente preferia que não tivesse... Não quero saber do Kio, quero saber do Soubi e do Ritsuka! Quero ver o desenrolar da história "original"~

    Espero que seja um filler, tenho sentido falta de cenas fofas do Soubi e do Ritsuka T3T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem muita coisa que eu só fui notar depois que reli o mangá. Mas esse fato das orelhas eu só "descobri" quando li um coment em um fórum e fiquei impressionada. Não faço ideia porque ela não tem orelhas, talvez seja, como você disse, algo a ver com a linhagem.

      Poxa, que pena que você não gosta da história do Kio T-T Eu acho tão interessante.

      Mas é verdade, eu também quero saber logo o que vai acontecer com a trama principal. Muitos mistérios ainda tem que ser explicados *-*

      Excluir
  2. Mesmo não gostando do Kio eu gostei desse tipo de post
    É bem legal rever os detalhes que passaram despercebidos pra entender melhor a história atual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que você não gosta do Kio?!

      Obrigada, já tinha um tempo que eu queria fazer esse post, mas não tinha certeza se iam gostar. Fico feliz que tenha gostado e que tenha ajudado a entender a história. São muitos acontecimentos e fica difícil de lembrar de tudo, não é? ^-^

      Excluir
  3. só lendo pra entender viu!! a parte da cadeira de rodas nem me lembro!! fala sério que personagem complicado é o kio!! misterioso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são muitos detalhes e fica difícil acompanhar e lembrar de tudo, principalmente eu que tenho uma memória de peixinho de aquário >_<

      É justamente por ser tão complicado que eu adoro o Kio. E também por causa do carinho e amizade que tem pelo Soubi. Mas, pelo visto, sou uma das poucas pessoas que gosta dele. =\

      Excluir
  4. Antes de uma possível quantidade inexorável de palavras destes meus dedinhos furiosos gostaria de congratula-la, querida, pelo excelente texto; este além de bem fundamentado é de uma fineza gramatical e lexical insondável e deveras admirável.

    Buscastes os pontos mais intrigantes e levantou questionamentos mais que pertinentes!

    Kio me cativou desde o instante em que se mostrou mais que divertido e mais ainda ao ser tão amigável com Soubi *suspiros. E a cada cap. A história dele beirava uma atmosfera mais e mais misteriosa.

    Pois bem, como você atentamente notou, a aparição da irmã de Kio no mangá não foi inédita na cena do cativeiro, mas sim foi citada anteriormente e a surpresa me tomou!

    Eu em momento algum fiz essa ligação por conta própria e, ora, dessa forma não é apenas uma personagem que surge espontaneamente e pronto, mas sim tem ligação com o Seven Moons... E ainda o inegável contato entre ela e Seimei –seja espontâneo ou forçado- e MAIS! Será que ela realmente se fez presente ou era uma ilusão?! Observações mais do que pertinentes...

    E quanto a Shikiko, bem, eu fiquei realmente pasma, muitíssimo pasma devo dizer, tanto com a forma quase indiferente, mas até respeitosa para se dirigir a Kio e quando o chamou de pai então! A questão da diferença de idade é deveras assombrosa, quais foram as circunstâncias que o fizeram relacionar-se tão jovem? E bem, seria algo mais a que se assemelhar a Soubi, a perca precoce das orelhas, algo bem observado por você no que diz respeito a Shikiko também! Intrigante... intrigante. Shikiko por ventura é fruto do relacionamento entre Kio e Shieko.

    E você faz uma observação mais do que pertinente no que diz respeito à Shieko, além da aversão ou mesmo impossibilidade de aproximação para com Kio, ela pode ter sofrido de fato algum tipo de manipulação... Ora, observâncias e questionamentos totalmente ocultos para minha ótica limitada...

    E a enorme probabilidade de, tanto Kio quanto toda a sua família terem uma ligação demasiadamente oculta (até ao próprio Kio, que viu-se ignorante com relação ao mundo dos combatentes, ao menos Soubi não compartilhava tais informações com ele) é mais do que plausível!

    Fato é que,Kouga Yun , a meu ver foi sábia ao trazer para a luz uma família tão intrigante e aparentemente mais do que importante para o desfecho principal da história. Creio que esta possibilidade de vislumbrar lugares diversos, pensamentos diversos, enfim, tudo por um ponto de vista diferente atribui ainda mais artifícios para a apreciação de Loveless, apreciação esta tanto das personagens principais e suas mais do que interessantes trajetórias, quanto das personagens secundárias que tão sublimemente enaltecem e cativam das mais diversas formas.

    A postagem é de um requinte deveras sublime, por vezes soberbo no que diz respeito a observância e transcrição de detalhes mais do que importantes e igualmente ocultos. Esplêndido, pura e unicamente Esplêndido.

    Anseio por publicações tão... tão "Ah, eu preciso ler". uhsus.

    Celi

    P.S.: Kouga Yun tem sorte por possuir fãs tão dedicados para com seus escritos e generosos no que diz respeito ao compartilhamento com tantos outros que deparam-se com tamanha magnificência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay! Eu não sou a única que gosta do Kio *_*

      Muito obrigada Celi pelo coment fantástico, suas palavras são sempre muito gentis e encorajadoras. Como já lhe disse pelo Twitter, queria eu ter metade de sua eloquência.

      Fico muito feliz que você não apenas aprecie a trama principal, como também goste de personagens "secundários". Acho que é esse conjunto de personagens interessantes e bem trabalhados com uma história intrigante que fazem de Loveless esse manga maravilhoso que é. Afinal, se não fosse tão especial, não acompanharíamos durante tanto tempo.

      Eu não tinha parado para pensar o que você disse sobre o Kio e o Soubi terem "perdido a inocência" cedo e de forma tão peculiar (sempre fico triste quando aparece algo sobre a infância do Soubi com o Ritsu). Mais uma forte ligação entre ambos que talvez eles próprios desconheçam.

      Excluir
    2. Nha, não tem como não se afeiçoar *--* ele é tão... cativante! Aí, Aí. ushus.

      Não há pelo quê, querida. Na realidade eu novamente devo agradecer-lhe por proporcionar uma visão tão particularista e plausível da história! Localizou e expôs detalhes que passaram despercebidos. Fantástico.

      Anseio não ter me prolongado em demasia, mas como disse inicialmente no coment. anterior, seu texto foi de um fineza inspiradora, devo dizer.
      Eloquente, eu?! Muitíssimo obrigada querida, não sei a certo de venho a ser tanto quanto você, pois no que diz respeito vosso talento com as palavras muito me admiro.

      E bem, acho que, como você, as personagens "secundárias"e de fato bem trabalhadas enriquecem a história.
      Lembro-se do quanto fiquei estupefata com a história de Yamato e Kouya, de fato me prenderam a atenção de o momento em que estão prestes a perecer e renegam a natureza Zero, bem, eu chorei, pronto. :3

      Quando você fez menção ao fato de Kio ter provavelmente relacionado-se com Shieko tão cedo, recordei-me que Soubi também teve precocemente o encurtamento de sua infância , é de fato entristecedor... "Mais uma forma ligação".

      Anseio tantas outras postagens suas que me levem a "quase meditação" *_*'

      [Celi]

      Excluir
    3. Obrigada Celi. E não se preocupe com o tamanho dos seus coments, eles serão sempre lidos na íntegra, pode ter certeza disso S2

      Que legal você lembrar de Kouya e Yamato *_* Eu também gostava muito delas e achei super emocionante a história e o amor entre as duas. Mais um exemplo de como as história secundárias enriquecem ainda mais uma história que já é tão intrigante.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Disponha, querida.
      Uhsuhsu, obrigada, eu sempre procuro me conter, mas vossa postagem me fez "viajar". Obrigada, mesmo.

      Kouya/Yamato foram e são fascinantes e inspiradoras.

      Aí,aí, Loveless e sua magnificência.

      Excluir
  5. Bem já que é pra falar sobre teorias então eu resolvi falar sobre a minha, quer dizer não sei se posso chamar de teoria. Eu gosto muito do Kio(não sou a única \o/) e até digo que sempre achei que ele tivesse mais importância na história do que parecia. Por exemplo a sua preocupação com o Soubi. Ele nunca gostou de Seimei, mas nunca foi dito no mangá que Kio o conhecia. Tá tudo bem que ele falava que não gostava do Seimei porque ele fazia o Soubi sofrer mas eu acho que talvez o Kio tenha uma ligção com o Seimei, talvez o Seimei tenha feito algo de ruim pra ele. Porque senão pra quê que Seimei iria sequestrar o Kio? Alguma ligação eles tem. Tmb concordo quando você disse que Chouma esteja do lado de Seimei. Talvez Kio tenha sido obrigado por algum motivo a 'fazer' essa família. Quando ele reencontrou a sua esposa e sua filha, ele não demonstrou nenhum sentimento de carinho ou de saudade. Demonstrava estar triste e se sentindo culpado de alguma forma. Ele olhava pra aquela casa como se ela representasse algo que o condenasse(Tipo meu passado me condena). Bom sobre Chikiko nem me surpreendo mais vendo alguém perdendo as orelhas. As orelhas pra mim não tem um significado somente como a perda da virgindade e o fato de não ser mais uma criança. Na minha opinião a perda delas também indica uma sabedoria ou um poder maior(não consegui achar a palavra certa). A perda das orelhas representa um crescimento espiritual e psicológico. Chikiko não parece ser uma menina de 7 ou 8 anos, ela fala como uma adulta. Ela fala de um modo manipulador, misterioso, ela parece carregar algum poder alguma função maior. Soubi perdeu elas quando ainda era uma criança. Shieko com certeza sofreu algum tipo de manipulação. Kio fugiu da sua família por algum motivo e tenho certeza que ele sabe mais sobre a 'história' toda do que o Soubi. Bem isso aqui é tudo o que eu acho e irei reler os últimos capítulos pra poder pensar melhor e formular uma teoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comment Aki-chan,a minha intenção com o post era justamente ouvir o que vocês tem a dizer e mostrar alguns detalhes que talvez nem todo mundo tenha percebido.

      Acho bem provável que Seimei tenha alguma ligação oculta com o Kio, como você disse, afinal a essa altura eu espero absolutamente tudo de Seimei, ele parece não ter limites com suas maldades e vai a todos os extremos para realizar seja lá qual for o seu plano.

      Será muito triste se Kio tiver sido obrigado a ter Shikiko, mas eu também acho que foi isso o que aconteceu, porque ele realmente parecia triste ao ter que voltar àquela casa. Acho que ele já sofreu muito ali dentro T.T

      Muito interessante a sua teoria sobre as orelhas. Talvez elas tenham realmente um significado mais profundo que não apenas a perda da virgindade e simbolizem a perda da inocência, o que seria bem plausível no caso de Shikiko.

      Excluir
    2. Comentando sobre esse cap. eu estou intrigada com esse retorno de Natsuo e Youji(eles são cativantes, difícil não gostar deles). Nesse cap. eles vão estudar na escola de Ritsuka, mas por qual motivo eles voltaram? O Soubi tá desconfiado e eu também. Será que talvez não esteja chegando a hora do Seimei revelar seus planos? O que me deixa curiosa, é o que seria esse plano do Seimei. Por que ele se afastou dos Seven Moons? O que o Seimei fez de tão ruim pra ser odiado por todos? Acho que está chegando o momento dessa revelação.

      Excluir
    3. Compartilho com muitas das suas dúvidas, afinal somente Kouga-sensei sabe o que vai acontecer >.<

      Principalmente em relação a Seimei, ele já fez muitas coisas ruins ao Soubi e não parece demonstrar muita empatia por outras pessoas, exceto o Ritsuka, mas fico muito curiosa para saber porque ele saiu do Seven Moons e fez toda aquela encenação de sua morte.

      Na verdade, ainda existem muitas questões não respondidas sobre praticamente tudo e por isso acho que ainda demora até termos todas as respostas.

      Excluir
    4. Mas eu já ouvi dizer que Loveless iria somente até o volume 15. Se isso for verdade acho que já está na hora de algumas dessas questões começarem a ser respondidas. Tipo até hoje eu não entendi direito o que são os Seven Moons. Qual é a função deles? Se Kouga-sensei for responder essas questões tudo de última hora vai ficar tudo mal explicado. E o combatente de Loveless que não apareceu até agora? Ritsuka tem um grande poder que até agora também não foi revelado. Loveless é aquele que não é amado. Mas o que significa isso?
      São tantos mistérios que a cada dia fica mais e mais curiosa.
      A Kouga-sensei sabe mexer com a cabeça de seus leitores. ^^

      Excluir
    5. Você tem toda razão Aki-chan, espero que ela não deixe tudo para os últimos capítulos que nem novela T.T Seria muito ruim.

      Até onde eu sei não foi confirmado que seriam 15 volumes, apesar de existir esse rumor. Mas seria bom mesmo se nós começássemos a ter algumas respostas.

      Uma outra coisa que me intriga, além de todas essas que você citou, é o nome de Seimei. Porque ele é Beloved? Todos os outros terminam com "less", ou seja, a ausência de algo. Fora ele, apenas os Zero (que não são duplas "originais" e sim criadas por Nagisa) tem um nome fora do padrão.

      Além disso, como se pode "criar" duplas (como no caso dos Zero) ou Combatentes em branco (como no caso de Soubi e Yurio), uma vez que as pessoas já nascem com esse poder e são ligadas umas as outras pelo seu verdadeiro nome?

      São mesmo muitos mistérios!! Kouga-sensei tem se mostrado uma mestre em nos deixar vidrados na história ^w^

      Excluir
  6. Personagens secundários pra mim não devem existir somente pra encher a história de gente. Eles também devem ter sua própria função no desenvolvimento da história. É por isso que agora gosto ainda mais de Kio.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...