terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Loveless - Por trás das orelhinhas de gato


~ Post comemorativo do Dia Nacional do Yaoi ~




Uma das características inconfundíveis de Loveless são as orelhas e caudas de gato que alguns personagens têm. Esse é um elemento bem popular nas obras yaoi, sendo muito comum encontrar pessoas com atributos animais, seja na própria composição dos personagens, ou empregado em fanarts e Doujinshis, onde personagens que originalmente não tem essa característica ganham orelhinhas e caudas.

É um elemento normalmente usado para deixar determinados personagens super fofos, afinal quem nunca viu um cat-boy ou bunny-boy e disse “Awnnn, que lindo!” *q* Mas também pode ser explorado para agregar características específicas dos animais que estão sendo representados, acentuando, por exemplo, a força, agilidade, e até a beleza.



Também é muito comum que esse estilo seja usado para representar pessoas como animais de estimação. Os pets podem ser mais uma forma de dar aquele toque fofinho ao personagem, mas também pode ser usado para estabelecer uma relação de submissão entre dono e pet. 




Aposto que vocês A.M.A.M. as orelhinhas, mas vocês sabiam que esse estilo tem um nome?!

A característica é denominada Kemonomimi (獣耳 lit. "orelha(s) de fera") onde os personagens adquirem feições de qualquer animal, podendo ter além das orelhas e caudas, também garras e dentes afiados.

        Kitsunemimi - orelha e cauda de raposa                                  Usagimimi  - orelhas e cauda de coelho


















            Inumimi – Orelhas e cauda de cachorro                                  Ushimimi – Orelhas e cauda de vaca




Umamimi – orelhas e cauda de cavalo (o que eu não consigo ver como fofo, mas consigo ver em vários lemons da vida hehehehe)




Em Loveless encontramos a característica especifica Nekomimi (猫耳 lit. orelha(s) de gato), onde pessoas são representadas com algumas características felinas, especialmente orelhas e caudas, as quais podem ser falsas (apenas acessórios como travessas e clip-ons) ou realmente fazer parte da anatomia do personagem.


Na obra de Kouga Yun, o elemento Nekomimi ganha uma dimensão bem peculiar: as orelhas e caudas de gato simbolizam a virgindade, de modo que a característica nekomimi incorpora à história o elemento da sexualidade de forma indireta e sutil ao utilizar um artifício visual. Assim, esse simbolismo permite que o assunto possa ser abordado abertamente, mas sem que fique vulgar ou explícito, a exemplo de muitos outros temas controversos que são tratados com a mesma maestria. 


E agora que você já sabe tudo sobre Nekomimi e Kemonomimi, que tal conhecer outras obras Bl que também tenham essa temática?! (Atenção! A maioria é 18+ *q*)

- Three Wolves Mountain - Naono Bhora (super recomendo *o*)
- Sex pistols/Love pistols - Takaro Kotobuki
- Mori no animal Company - CJ Michalski
- Lamento - Chayamachi Suguro (também tem um BL Game)

(Quem tiver mais sugestões deixa um comentário que eu acrescento na lista)


Autoras: Mila e Miss B

P.S.: Um super obrigada à Tanko-chan pela sugestão do tema.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Imagens:

http://misterkay.deviantart.com/art/Lavi-bunny-82022178
http://www.deviantart.com/morelikethis/146052427#/d2upoyo
http://chan.sankakucomplex.com/post/show/1587422
http://innocent-rain.deviantart.com/art/Orig-Makeshift-Horse-42888665
http://lorelraite.deviantart.com/gallery/#/d5oodt6
http://maowdao.deviantart.com/art/LOVELESS-SS-for-SiSero-107636572
http://bunnyhana.deviantart.com/art/Soubi-x-Ritsuka-310455523

6 comentários:

  1. Com certeza um dos fatores que me atraíram no loveless foram as nekomimis!! acho demais!!! Post super legar, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post. Ótima explicação sobre o kemonomimi. Eu também adoro as orelhinhas e a cauda dos personagens de Loveless... Sem falar na explicação para a existência delas... Muito FOFO *-*

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post, não sabia que tinha toda uma história =^.^= Sempre achei muito fofo as orelhinhas de gato e acho muito bacana do sentido a mais que tem dentro do universo de Loveless.

    ResponderExcluir
  4. Amei esse post sobre kemonomimi. Acho a coisa mais fofa personagem com orelhinhas de gato, e em Loveless tem todo um significado que me deixou ainda mais fascinada por orelhinhas.kkk *--*

    ResponderExcluir
  5. Nha, um post comemorativo a altura do projeto: Impecável! \o/

    A meu ver, os Kemonomimi (eu não fazia ideia de que era esta a denominação para as orelhinhas e calda) mais encantadores são:
    Obviamente Nekomimi. Que como vocês enfatizaram, a tia Kouga incrementou. Kitsunemimi também é um encanto.

    Em suma, a iniciativa foi fabulosa e o post extremamente esclarecedor e adorável.

    Celi.

    ResponderExcluir
  6. Jaq, Celi e Anônimo(s)

    Que bom que vocês gostaram!

    Eu também adoro a simbologia usada em Loveless, acho que é um dos fatores que fazem a história ser tão especial.

    Eu apenas conhecia a expressão Nekomimi e não fazia ideia que fazia parte de algo maior (Kemonomimi), apesar de adorar as orelhinhas de bichinhos no geral *q*. Aprendi bastante escrevendo esse post.

    É uma pena que tem tão pouco material sobre o tema na internet. Achei só alguns e todos eles muito repetitivos, tivemos que usar nossa experiência como leitoras de yaoi para escrever algumas coisas =D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...